Além da Semelhança: O Retrato na Arte Ultra Contemporânea

Sinopse

Entre 2020 e 2024, o mercado de arte passou por uma transformação significativa com a ascensão dos leilões digitais, NFTs e o impacto da pandemia. Plataformas especializadas, como Artprice e Artnet, além de casas de leilão renomadas, como Christie’s, Sotheby’s e Phillips, identificaram o crescimento do segmento ultra contemporâneo – formado por artistas com menos de 40 anos.

Este estudo analisa o uso do retrato como meio expressivo, investigando a linguagem de 30 artistas no topo do ranking do mercado. A pesquisa revela como o retrato ultra contemporâneo transcende a mera semelhança, tornando-se um meio de questionamento social, identitário e cultural, além de uma forma de resistência.


Release

Em 2021, em um contexto de pandemia e pós-pandemia, o mercado de arte passou por uma explosão impulsionada pela intensificação dos leilões internacionais realizados a distância e pelo advento dos NFTs (non-fungible tokens), que redesenharam os contornos da arte contemporânea.

Os valores surpreendentes alcançados por algumas obras despertaram o interesse por uma investigação aprofundada desse fenômeno, resultando no livro Arte Ultra Contemporânea: conceitos, artistas, mercados e tecnologias NFT, publicado em 2023. A obra apresenta uma análise dos principais temas e conceitos desse mercado emergente, incluindo uma amostra de 134 artistas que integraram os rankings das chamadas “The Big 3” – Christie’s, Sotheby’s e Phillips.

Buscando compreender as descontinuidades dessa era e o papel da arte nesse novo cenário, surge um estudo mais aprofundado sobre a produção dos artistas ultra contemporâneos. O conceito de arte ultra contemporânea refere-se a obras produzidas por artistas jovens, geralmente com menos de 40 anos, ainda em processo de consolidação no mercado e que atuam de forma independente, utilizando plataformas de NFT como meio de distribuição e softwares para criação e co-criação (França, 2023).

O livro Além da Semelhança: O Retrato na Arte Ultra Contemporânea analisa o gênero do retrato por meio da obra de 30 artistas ultra contemporâneos, selecionados entre os mais bem-sucedidos no mercado entre 2020 e 2024. Cada artista é apresentado com uma coleção de seis obras, além de uma foto pessoal e um autorretrato (sempre que disponível). O livro também traz um breve texto biográfico, uma análise de sua trajetória e dos principais aspectos de sua produção artística, além de citações de veículos da mídia, galerias e plataformas especializadas.

Para aproximar o leitor do universo de cada artista, um QR Code foi incorporado ao livro, direcionando para seus sites ou redes sociais, permitindo uma conexão direta com sua obra e seu processo criativo.