Consumo Cultural e Redes Sociais são dois temas extremamente relevantes para pesquisas desenvolvidas nas áreas de ciências humanas e sociais e, particularmente, para todos os que desejam compreender os impactos da “rede das redes” sobre a sociedade.
O mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe – PPGCOM/UFS – em suas duas linhas de pesquisa, “Produtos, processos e Discursos Midiáticos” e “Cultura, Economia e Políticas da Comunicação”, tem abordado a questão quer seja através de projetos de pesquisa de seus docentes, quer seja através de dissertações desenvolvidas no programa. Em forma de capítulos, o presente livro traz como objetivo central apresentar os resultados de algumas dessas pesquisas, reunindo desde pesquisadores doutores até mestrandos e alunos de graduação que se preparam para seguir a carreira de pesquisa.
“Juventude e religiosidade: um breve traçado sobre o perfil para estudos de recepção”, de Fábio Vivas de Souza Barreto, Amanda Neuman Monte Rocha Nascimento e Matheus Pereira Mattos Felizola, discute a relação entre consumo cultural e religiosidade entre os jovens, buscando analisar possíveis influências na formação dos hábitos de consumo.
“A história da indústria da música no Brasil e o seu entrelaçamento com a biografia do cantor José Augusto “Sergipano”, de Márcio Renan Correa Rabelo, investiga como o contexto cultural das décadas de 1960 e 1970 contribuiu para a história de vida dos artistas da música naquele momento e para o desenvolvimento de uma indústria da música.
Flávio Costa de Mendonça e Matheus Pereira Mattos Felizola analisam “A homoafetividade na publicidade na ótica de jovens sergipanos”, procurando identificar quais as perspectivas desse segmento da sociedade e seus desdobramentos para a publicidade.
“O lugar da fotografia no webjornalismo”, de Mirabel dos Santos, revê a presença da fotografia nos jornais disponibilizados na internet, passando de ilustração a texto central em muitos casos.
O consumo de novas modalidades culturais aparece em “Surgimento e evolução do podcast: apontamentos e reflexões sobre a mídia no Brasil”, de Alice dos Santos Silva, que, através de um estudo de caso, aponta o crescimento do meio no país. Em “O novíssimo cinema brasileiro além das salas do circuito comercial – o mercado de distribuição”, Lilian Cristina Monteiro França, Acássia Araújo Barreto mostra índices que indicam a falta de espaço nas salas de cinema do circuito comercial para a distribuição do chamado “novíssimo” cinema brasileiro.
O capítulo “Redes Sociais Digitais: usos e estratégias dos jovens portugueses”, de Raquel Marques Carriço Ferreira, apresenta um mapeamento do comportamento dos jovens portugueses em seu consumo cultural por meio do uso da internet.
Adson Vinícius Santos Santana, em “Twitter: estado da arte da pesquisa em comunicação no Intercom”, investiga quais as instituições e autores mais utilizados nas pesquisas acerca da rede social e mídia digital com mais credibilidade na distribuição de notícias – o Twitter.
Essa plataforma, o Twitter, também é examinada por Thiago Vieira Pereira, em “O Twitter e as possibilidades de interação jornalística com outras redes sociais – o caso do Pinterest”, buscando as interfaces entre o texto jornalístico verbal e o não verbal, através do Pinterest.
Os artigos foram selecionados a partir de uma perspectiva voltada para a análise de temas contemporâneos, que reflitam tanto a diversidade das questões ligadas ao consumo cultural quanto a emergência de questões cada vez mais complexas ligadas ao âmbito do consumo cultural e das redes sociais.