MultiDOM, apresentado por Marta Padoveze, com a professora Lilian Cristina Monteiro França, douora. em Comunicação e Semiótica – PUCSP. Estágios Pós-Doutorais em História da Arte – IFCH/UNICAMP e Comunicação e Informação – Fabico/UFRGS. Missões de trabalho na CUNY – City University of New York, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Universidade da Beira Interior (Portugal). Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pesquisadora do Instituto de Matemática, Arte e Tecnologia – São Paulo. Editora de Arte e Tecnologia da Revista da Associação Brasileira de Crítica de Arte. Autora de “Caos-Espaço-Educação” (Annablume); “Da Geometria Fractal a geometria euclidiana – Um estudo sobre a história da arte” (EDUC); “Imagens e Números” (EDUFS); “História do cinema em dispositivos móveis – do celular ao smartphone” (Editora Amazilia Coral) e “Arte ultra contemporânea – conceitos, artistas, mercados e tecnologias NFT” (Editora Amazilia Coral), entre outros.
Lilian França é semifinalista ao Prêmio Jabuti Acadêmico, com o livro “História do cinema em dispositivos móveis – do celular ao smartphone”.
O livro recupera a história do cinema em dispositivos móveis, do celular ao smartphone, partindo da análise de 87 produções que se constituíram na amostra da pesquisa. O período compreendido vai de 2004, data da considerada primeira produção (Speech Marks do diretor Steve Hawley), até 2023. Interativo, o livro nas versões digital e impressa, permite a conexão imediata entre texto e as imagens dos filmes por meio de QR Codes.
Apresenta, ainda, 289 imagens que visam registrar a linguagem de cada um deles, uma vez que os sistemas de arquivamento em plataformas digitais vem causando o apagamento de parte dessa história. De alguns títulos não restou nenhuma imagem, nenhum vídeo. https://www.radiowebdom.com/